No dia 29 de março de 2018, publiquei algumas reflexões sobre cultura digital a partir de um texto lido na Interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação.
Link para postagem:
https://keniaswerner.blogspot.com/2018/03/os-professores-da-interdisciplina.html
Na ocasião refleti prioritariamente sobre as condições materiais necessárias para o uso da tecnologia nas escolas e o quanto elas são precárias, principalmente nas escolas públicas. Trago aqui o mesmo trecho que citei na outra publicação:
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https://keniaswerner.blogspot.com/2018/03/os-professores-da-interdisciplina.html
Na ocasião refleti prioritariamente sobre as condições materiais necessárias para o uso da tecnologia nas escolas e o quanto elas são precárias, principalmente nas escolas públicas. Trago aqui o mesmo trecho que citei na outra publicação:
Num pais de escala continental como o Brasil, as políticas e ações para a inclusão digital têm centrado seus esforços primordialmente em possibilitar o acesso a alguns recursos digitais, principalmente à internet. Porém, a reflexão sobre a via de exclusão que tem surgido em relação à cultura digital não pode ficar limitada às questões econômicas, à questão do acesso material aos aparatos tecnológicos que possibilitam o acesso ao mundo digital. É preciso levar em consideração a análise dos novos regimes cognitivos que se produzem em interação com as tecnologias digitais, principalmente nos espaços escolares, à medida que esses espaços passam a exercer papel primordial nas políticas públicas de inclusão digital. Nesse sentido, o problema de se fazer parte de uma cultura digital que entra na pauta das atribuições da escola traz à tona um duplo processo: técnico e simbólico; isto é, a discussão que envolve as tecnologias digitais exige que se leve em consideração tanto os aspectos técnicos quanto culturais. (LOPES; SCHLEMMER, 2012, p. 158).
Hoje gostaria de fazer uma relação entre a cultura digital e o ensino a distância. Como o trecho acima se refere também a aspectos culturais, é interessante pensar como o acesso a tecnologia ampliou o campo do ensino a distância. Lembro do tempo que ensino a distância era feito através de apostilas enviadas pelo correio, sem uma interação entre professores e alunos. A tecnologia nos trouxe outras possibilidades, um acesso infinitamente maior aos conhecimentos, uma possibilidade de trocas entre pessoas de diferentes lugares do mundo. É neste sentido que me refiro a uma mudança cultural. Antes a educação a distância era vista como uma educação deficitária, de menor valor. Hoje é possível a mesma qualidade de ensino a distância do que no presencial. Tudo isso graças a tecnologia. Neste sentido, houve uma mudança cultural na educação.
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