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https://keniaswerner.blogspot.com/2017/11/metodo-clinico_25.html
Esta semana li um artigo muito interessante que trata da aplicação do método clínico na Educação Musical. O artigo é de Paula Pecker, uma educadora musical que trabalha como música na Educação Infantil, inclusive com bebês e suas famílias.
Para essa autora
trata-se, fundamentalmente, de compreender a gênese da construção precoce de objetos de qualquer âmbito, inclusive musical, como ferramenta norteadora de uma prática essencialmente construtivista, que requer do professor agir e deixar os bebês agirem de forma espontânea em sala de aula e estar, todo o tempo, muito atento ao que acontece (PECKER, s/d, p. 2).É muito interessante pensar o método clínico em outras áreas do conhecimento. Em certa ocasião fiz uma disciplina como aluna ouvinte no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e tive oportunidade de ouvir o relato de uma professora que aplicou o método clínico em um menino para analisar seu desenvolvimento musical. A experiência girou em torno de sinos de diferentes tamanhos em que a criança tinha que definir os sons graves e agudos de acordo com o tamanho do sino. Foi muito interessante e percebi que são muitos os caminhos que podemos percorrer com tal metodologia.
Atualmente estou lecionando a disciplina de Teclado em uma escola municipal que possui um centro musical. Mesmo meus alunos sendo adultos, o método clínico é passível de ser aplicado, uma vez que os conhecimentos musicais são construídos passo a passo em qualquer idade.
Link do texto completo:
https://www12.senado.leg.br/institucional/programas/primeira-infancia/artigos/artigos-ano-2015/a-musica-e-os-bebes-uma-proposta-pedagogica-baseada-no-metodo-clinico-de-piaget-paula-cavagni-pecker-ano-2015
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