segunda-feira, 29 de abril de 2019

Método clínico... novas reflexões

No dia 25 de novembro de 2017 postei algumas reflexões sobre o Método Clínico. Na ocasião estávamos cursando a Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II e tínhamos como tarefa aplicar esse método e apresentá-lo às colegas. Foi uma aula muito rica, pois, ao mesmo tempo que foi divertidíssima, pudemos observar nossos erro e acertos.

Link para a postagem:

https://keniaswerner.blogspot.com/2017/11/metodo-clinico_25.html

Esta semana li um artigo muito interessante que trata da aplicação do método clínico na Educação Musical. O artigo é de Paula Pecker, uma educadora musical que trabalha como música na Educação Infantil, inclusive com bebês e suas famílias.
 Para essa autora

trata-se, fundamentalmente, de compreender a gênese da construção precoce de objetos de qualquer âmbito, inclusive musical, como ferramenta norteadora de uma prática essencialmente construtivista, que requer do professor agir e deixar os bebês agirem de forma espontânea em sala de aula e estar, todo o tempo, muito atento ao que acontece (PECKER, s/d, p. 2). 
É muito interessante pensar o método clínico em outras áreas do conhecimento. Em certa ocasião fiz uma disciplina como aluna ouvinte no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e tive oportunidade de ouvir o relato de uma professora que aplicou o método clínico em um menino para analisar seu desenvolvimento musical. A experiência girou em torno de sinos de diferentes tamanhos em que a criança tinha que definir os sons graves e agudos de acordo com o tamanho do sino. Foi muito interessante e percebi que são muitos os caminhos que podemos percorrer com tal metodologia.

Atualmente estou lecionando a disciplina de Teclado em uma escola municipal que possui um centro musical. Mesmo meus alunos sendo adultos, o método clínico é passível de ser aplicado, uma vez que os conhecimentos musicais são construídos passo a passo em qualquer idade.



Link do texto completo:

https://www12.senado.leg.br/institucional/programas/primeira-infancia/artigos/artigos-ano-2015/a-musica-e-os-bebes-uma-proposta-pedagogica-baseada-no-metodo-clinico-de-piaget-paula-cavagni-pecker-ano-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário