sábado, 25 de novembro de 2017

Método Clínico

Método clínico é um procedimento de coleta e análise de dados para o estudo do pensamento da criança ( embora também se aplique ao estudo do pensamento dos adultos) que se realiza mediante entrevistas ou situações muito abertas, nas quais se procura acompanhar o curso do pensamento do sujeito ao longo da situação, fazendo sempre novas perguntas para esclarecer respostas anteriores. Consta, portanto, de algumas perguntas básicas e de outras que variam em função do que o sujeito vai dizendo e dos interesses que orientam a pesquisa que está sendo realizada.
A essência do método clínico consiste em uma intervenção sistemática do pesquisador em função do que o sujeito vai fazendo ou dizendo. Em alguns casos, ele tem de cumprir uma tarefa; em outros, explica um fenômeno. O pesquisador, mediante suas ações ou suas perguntas, procura compreender melhor a maneira como o sujeito representa a situação e organiza sua ação (DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças.  Tradução: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 12)

Na aula presencia da interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II apresentamos os vídeos da aplicação do método clínico pelas alunas do PEAD. Foi uma das aulas mais divertidas que tivemos, pois, ao assistir os vídeos, íamos percebendo os erros, as induções, os nervosismos, as muitas falhas típicas de que debuta nessa tarefa. Mas para mim foi uma das aulas que mais aprendemos, pois podemos analisar o que era bem feito e o que precisava melhorar.
Trata-se de um método que não pode ser aplicado em sala de aula, mas ao estarmos apropriadas dele, teremos como perceber pensamentos de nossos alunos mesmo em meio a turma.
Gostei demais de ter feito essa tarefa. Segue o link do vídeo que fiz com dois meninos. Trata-se de uma prova de conservação de massa, outra de líquidos e outra de comprimento.

https://youtu.be/BQ7RPbuNm14

Nenhum comentário:

Postar um comentário