segunda-feira, 3 de setembro de 2018
Inclusão na Educação de Jovens e Adultos
Volto a escrever sobre a Educação de Jovens e Adultos porque farei o estágio nesta modalidade de ensino e tenho pensado sobre as especificidades que ela possui. Além das características dos alunos da EJA já tão comentadas na nossa Interdisciplina Educação de Jovens e Adultos, a turma que farei o estágio se caracteriza por ter um grande número de alunos de inclusão. Falo de problemas de aprendizagem, pessoas com deficiências mentais, alguns bastante graves. Isto significa que terei que criar estratégias não só para trabalhar com alunos da EJA, mas também para trabalhar com alunos de inclusão.
Encontrei um texto cujo título é Inclusão na Educação de Jovens e Adultos, de Christofoli (2009). Este título me chamou atenção, por achar que trataria de inclusão nos termos de deficiências mentais. É um texto bastante interessante, em que a autora retoma o histórico da EJA no Brasil e trata da diversidade do público da EJA, citando alunos deficientes. Mas não trata especificamente sobre o assunto.
É hora de fazer uma síntese das Interdisciplinas EJA e Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e me imbuir de teorias que possam me auxiliar. Pensar numa prática que contemple estas duas especificidades da turma que farei o estágio. Duplo desafio!!!!
Referências
CHRISTOFOLI, Maria Conceição Pillon. Inclusão na Educação de Jovens e Adultos. In: MEDEIROS, Isabel Leticia; MORAES, Salete Campos de; SOUZA, Magali Dias de. Inclusão Escolar: práticas e teorias. Porto Alegre: Redes, 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário