sábado, 24 de junho de 2017

Fio condutor


A cada semestre do PEAD, faço uma reflexão a fim de entender o fio condutor do semestre, ou seja, a ideia, a proposição, aquilo que perpassa todas as interdisciplinas, dando a percepção de que elas se completam e quase não poderiam existir sem as outras.
Este semestre, como já manifestei aqui em uma postagem anterior, tive a preocupação de não encontrar esse fio condutor, devido a diversidade de temas das interdisciplinas. Mas agora, já chegando a reta final do semestre, consigo perceber o que liga uma a outra, o que completa, invade, atropela, modifica, renova, areja, inibe, expõe, protege... como se fossem uma teia, um rizoma.
Em busca de palavras que tenham servido de mote às interdisciplinas, encontrei:

                                      DEMOCRACIA, ACOLHIMENTO e GESTÃO

Mas só percebi a partir das duas interdisciplinas que iniciaram na segunda metade do semestre: Organização do Ensino Fundamental e Organização e Gestão da Educação. Nestas duas interdisciplinas o conceito de gestão democrática permeia todos os momentos de reflexão. Foi somente depois disso que percebi o quanto esse conceito, embora oculto, esteve presente na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, afinal, através dos projetos, estamos tornando nossas aulas democráticas, permitindo a participação direta dos alunos nas decisões em sala de aula. E a Psicologia da Vida Adulta, outra interdisciplina do semestre, vem “abraçar” as outras para que essa gestão democrática seja feita com tato, com acolhida, com carinho e com percepção.

O Seminário Integrador, como sempre, dá o espaço necessário para que reflexões como esta sejam possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário