quinta-feira, 15 de junho de 2017

Projeto Político Pedagógico



Como afirmei na postagem anterior, farei algumas reflexões sobre o vídeo em que Ilma Passos Alencastro Veiga, Pós Doutora em Educação, fala sobre a construção do PPP, o Projeto Político Pedagógico das escolas.
Essa autora coloca quatro objetivos do PPP:
- Gerar a identidade da escola. É onde a escola mostra sua cara, com suas peculiaridades, especificidades próprias de cada uma. Por esse motivo o PPP é um documento único, que pode ter algumas orientações gerais, mas cada escola vai construir o seu, colocando detalhadamente as situações próprias da sua comunidade.
- Inovação. O PPP precisa orientar a escola para gerar um novo tipo de ensino. O aluno como produtor do conhecimento, não como receptor.
- Papel politizador. O PPP deve desvelar os conflitos e contradições que permeiam a realidade da escola.
- Papel avaliativo. A escola precisa desenvolver a capacidade de se auto avaliar. Quem avalia as escolas de fora só consideram o produto, sem levar em conta as dificuldades do processo.

Trago esse assunto para minhas reflexões por minha escola estar em processo de construção do PPP. Estamos sentindo o quanto é difícil essa construção de maneira democrática. Quanto as dificuldades do dia a dia, como falta de tempo, dificuldade em nos encontrarmos, em delegar os temas... é difícil.
Percebo o quanto é preciso força de vontade, união, envolvimento, comprometimento para iniciar esse processo trabalhoso de construção do PPP.

Sendo assim, abordar esse tema neste semestre do PEAD está sendo de suma importância para minha participação nesse processo. Pretendo levar o material disponibilizado pela interdisciplina Organização e Gestão da Educação, que é bastante rico, para meus colegas. Poderá ser um impulso para começarmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário