Como afirmei na postagem
anterior, farei algumas reflexões sobre o vídeo em que Ilma Passos Alencastro
Veiga, Pós Doutora em Educação, fala sobre a construção do PPP, o Projeto
Político Pedagógico das escolas.
Essa autora coloca quatro
objetivos do PPP:
- Gerar a identidade da escola. É
onde a escola mostra sua cara, com suas peculiaridades, especificidades
próprias de cada uma. Por esse motivo o PPP é um documento único, que pode ter
algumas orientações gerais, mas cada escola vai construir o seu, colocando
detalhadamente as situações próprias da sua comunidade.
- Inovação. O PPP precisa
orientar a escola para gerar um novo tipo de ensino. O aluno como produtor do
conhecimento, não como receptor.
- Papel politizador. O PPP deve
desvelar os conflitos e contradições que permeiam a realidade da escola.
- Papel avaliativo. A escola
precisa desenvolver a capacidade de se auto avaliar. Quem avalia as escolas de
fora só consideram o produto, sem levar em conta as dificuldades do processo.
Trago esse assunto para minhas
reflexões por minha escola estar em processo de construção do PPP. Estamos
sentindo o quanto é difícil essa construção de maneira democrática. Quanto as
dificuldades do dia a dia, como falta de tempo, dificuldade em nos
encontrarmos, em delegar os temas... é difícil.
Percebo o quanto é preciso força
de vontade, união, envolvimento, comprometimento para iniciar esse processo
trabalhoso de construção do PPP.
Sendo assim, abordar esse tema
neste semestre do PEAD está sendo de suma importância para minha participação
nesse processo. Pretendo levar o material disponibilizado pela interdisciplina Organização e Gestão da Educação, que é bastante rico, para meus colegas. Poderá ser um impulso para
começarmos.
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