sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Uma possível pesquisa sobre alfabetização - nova reflexão


No dia 18 de outubro de 2015 realizei uma pequena postagem em que demonstro interesse pela teoria de Emília Ferreiro. Sem aprofundar o assunto, manifestei curiosidade em relacionar essa teoria com as teorias de aprendizagem musical.


Link para postagem original:

https://keniaswerner.blogspot.com/2015/10/uma-possivel-pesquisa-sobre_18.html

Hoje, devido ao estágio obrigatório que estou realizando, reencaminho meu interesse sobre como essa teoria pode me auxiliar na alfabetização da EJA. Sendo assim, farei algumas colocações gerais a respeito da biografia da autora e de sua teoria, e após, algumas reflexões em relação à essa teoria e as atividades que estou desenvolvendo no estágio obrigatório do PEAD. Vamos à ela!


Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schiavi (1937 - ) é natural da cidade de Buenos Aires, Argentina. Formou-se em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Trabalhou como pesquisadora-assistente de Jean Piaget (1896-1980) na Universidade de Genebra-Suíça e obteve o título de PhD na linha de pesquisa inaugurada por Hermine Sinclair, denominada por Piaget de Psicolinguística Genética (Revista Viver Mente & Cérebro, 2005). No ano de 1979, atuou no Centro de Investigações de Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, localizado no México e nele exerce suas funções até os dias atuais (OLIVEIRA MELLO, s.d., p.04). Emilia Ferreiro está viva, possui 81 anos de idade, é residente no México e tem dois filhos.

Suas pesquisas se caracterizam por serem pertencentes a concepção educacional construtivista, ou seja, seus estudos colocam o aluno como o centro do processo educativo, observam os mesmos como indivíduos ativos, reflexivos. Ela acredita que a criança constrói sua própria escrita, logo não compreendem esse sistema por meio do emprego da cópia. Ferreiro procurou compreender quem era o sujeito infantil e como ele constrói suas concepções sobre o sistema de escrita. Entendeu que enfrentam diversas fases que os conduzirão a se apropriarem do sistema de leitura e escrita. (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985).

Para Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1944 - ), que auxiliou Emilia nas pesquisas, a aprendizagem da leitura e da escrita se dá em quatro fases, denominadas pelas autoras de: pré-silábico; silábico; silábico-alfabético e alfabético.

Vejamos um ditado que fiz com meus alunos do estágio:






No trabalho acima, percebemos que o aluno não possui valor sonoro das palavras. Para ele, escrever uma palavra bata um encadeamento de letras.



 Este aluno do trabalho acima consegue escrever as palavras, já está alfabetizado. 



 Este aluno possui o valor sonoro das vogais da primeira sílaba das palavras.




Este aluno conseguiu colocar a primeira letra de cada palavra. Possui valor sonoro


Cada um destes alunos está no seu tempo de alfabetização. Respeitando suas bagagens fora da escola, suas hipóteses de escrita, há de se traçar diferentes estratégias para ajudá-los na sua caminhada até a alfabetização. Percebo como é importante nos apoiarmos em uma teoria para entendermos os diferentes processos de nossos alunos. E nada melhor que Emilia Ferreiro!!!!!


REFERÊNCIAS

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. 3º edição. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1985.

OLIVEIRA MELO, Márcia Cristina de. A contribuição do pensamento de Emilia Ferreiro para a história da alfabetização no Brasil. São Paulo, s.d. Disponível em: < http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema4/4103.pdf> Acesso em:12 out. 2018.

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