terça-feira, 9 de outubro de 2018

Uma brincadeira com copos e os conhecimentos acionados - nova reflexão

No dia 27 de setembro de 2015 postei o vídeo de uma atividade que realizei com meus alunos em uma aula de música.

Link da postagem original:

https://keniaswerner.blogspot.com/2015/09/uma-brincadeira-com-copos-e-os.html

Link para o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=upDJiMmXAEY

Naquela postagem fiz uma rápida relação com os quatro tipos de conhecimento: social, motor, físico e lógico que estávamos trabalhando na Interdisciplina de Alfabetização. Hoje, relendo a postagem, percebo o quanto mais poderia ter explorado essa relação entre o aprendizado no PEAD e minha prática. Vamos a ela!


Tipos de conhecimentos

De acordo com Annamaria Píffero Rangel (2008), Piaget identificou três tipos de conhecimento: físico, lógico-matemático e social. A autora ainda acrescenta um quarto tipo, o conhecimento motor ou procedural. É importante a consciência desses diferentes tipos de conhecimento, pois cada um deles exige diferentes estratégias para serem desenvolvidos.

CONHECIMENTO FÍSICO: "É aquele que se pode obter pela manipulação direta dos objetos. Por exemplo: pegar na mão um cubo de madeira e sentir sua textura, seu peso, enfim, suas propriedades" (p.30).

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: "Decorrente de um estabelecimento de relações e que precisa de conhecimentos físicos, motores e sociais para ocorrer. Por exemplo: pegar um cubo de madeira e um de vidro e verificar qual é o mais frio" (p. 30).

CONHECIMENTO SOCIAL: "Trata-se de uma convenção de um grupo social e varia de povo para povo, de grupo para grupo. Por exemplo: MESA - o mesmo objeto é chamado de MESA em português, de TABLE em francês (...)" (p. 31).

CONHECIMENTO MOTOR OU PROCEDURAL: "(...) está relacionado à melhoria motora que ocorre quando é feito um exercício. Exemplo: aprender a andar de bicicleta" (p. 34).


A atividade dos copos

A atividade dos copos é uma brincadeira musical que consiste em formar um círculo onde cada criança segura um copo. Cantando eles realizam uma espécie de coreografia com os copos, sendo que em dado momento o copo é passado para o colega ao lado (conforme o vídeo).


Essa brincadeira envolve os quatro tipos de conhecimentos:

Conhecimento físico: a própria manipulação dos copos faz com que o participante diferencie os diferentes tamanhos, texturas que os copos apresentam (pois não são exatamente iguais todos eles);
Conhecimento motor: a coreografia, a passagem dos copos para o colega ao lado exige do participante a coordenação motora necessária para tal;
Conhecimento Social: as regras da brincadeira não são conhecidas pelos participantes antes de serem explicadas por alguém ou observadas quando outros estão a praticar a brincadeira;
Conhecimento lógico: a relação entre a letra da música e os movimentos que devem ser feitos com os copos exigem um conhecimento lógico do participante.

Há muitas outras brincadeiras que, como essa, envolvem os quatro tipos de conhecimentos. De uma forma lúdica, estaremos oferecendo ao alunos momentos prazerosos de aprendizagens.



Referências

RANGEL, Annamaria Píffero. Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário