domingo, 3 de junho de 2018

Avaliação


A prática da avaliação no cotidiano escolar pouco tem a ver com o verdadeiro sentido da avaliação. Usamos a denominação avaliação, mas nos valemos de provas e testes, por serem mais compatíveis com o contexto da sociedade e “mais fácil” de serem executadas. Essa prática corre o risco de não ser confiável, considerando os desvios aos quais este procedimento está sujeito. Como sugere Luckesi (1995), provas e exames servem apenas para verificar o grau ou nível de desempenho em apenas um aspecto do desenvolvimento do aluno (Ferreira, 2009, p. 41).


O trecho acima é parte de uma das nossa leituras obrigatórias para a Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação. Escolhi esta temática por ser uma das práticas docentes que mais me incomodam. Sinto-me extremamente desconfortável avaliar um aluno. Se tratando de Educação Musical, a situação piora, pois acho algo tão subjetivo que me sinto muito indecisa de "como fazer". Muito embora haja publicações sobre o assunto, específicos para a área da Música, ainda assim, não são suficientes para mim.

Mas tratando da escola de modo geral, o trecho acima reflete muito a realidade da minha escola. Lá adotamos, para a EJA, o sistema de "provão". A cada final de semestre aplicamos uma prova que consta de duas a cinco questões objetivas de cada disciplina. Claro que não usamos este provão como único instrumento de avaliação, mas ele tem maior peso sobre todas as outras formas de avaliar.

Outro aspecto bastante preocupante, é o valor que essa prova tem para nossos alunos. Por já ser aplicada há muitos anos, ela é esperada com muita ansiedade por eles. Há uma expectativa tão grande sobre ela que os alunos deixam de frequentar a escola depois que ela acontece, como se fosse o ponto culminante do semestre.

Essa prática já foi questionada por alguns professores, mas o supervisor, a direção e alguns professores "mais antigos" da escola não permitem a mudança.

Me vejo repetir, a cada ano, uma prática que não me diz nada em relação aos meus alunos. No conselho de classe, a aprovação ou reprovação dos alunos está diretamente ligada aos seu desempenho nesta prova. Isso dificulta considerar todas as outras formas de avaliar que realizo no decorrer do semestre. Isso me preocupa...



Referências


FERREIRA, Lucinete Maria Sousa. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário