sábado, 26 de maio de 2018

Sábado da Família

Sábado passado realizamos o Sábado da Família na minha escola. Alunos e famílias foram convidados a participarem. A dinâmica foi a seguinte: uma palestra de um convidado para os pais, café da manhã e participação em oficinas promovidas pelos professores para alunos e pais. 
Aconteceram jogos, danças, filmes... A nossa (organizada por mim e pela colega Betina que trabalha na biblioteca), foi contação de histórias. Minha colega tem muita experiência nessa atividade e aprendi muito nesta oficina.
Organizamos os participantes em círculo ao redor de uma "fogueira", montada com papel celofane. Colocamos almofadas e bonecos para o ambiente ficar ainda mais aconchegante.


 Alunos e pais escutando as histórias
Os bonecos representando os filhos da professora Betina 

A professora Betina, além de gostar de contar histórias, também é ilustradora de livros. Então, a primeira história contada por ela foi Presentes de famílias, um livro de Daniela Perronco e ilustrações de Betina Stampe.

 Capa do livro

Professora Betina contando as histórias


O livro conta a história de uma menina que tinha os dentes muito grandes e sofria bullying na escola. O desfecho da história se dá quando a menina compreende que todas as características físicas dela são presentes da sua família, pois alguém da sua família também tem igual...
O tema foi super apropriado para o dia...
A medida que a Betina contava a história, ia mostrando as ilustrações originais, e isso foi mágico, porque as crianças, e os pais, puderam ver como foi o processo de ilustração do livro.

Ilustração original do livro

Ao terminar a história sorteamos um livro e que ganhou foi uma mãe que trabalha com Educação Infantil. Ela ficou muito feliz! E nós também!


Para finalizar as crianças e seus pais puderam registrar a história através de desenhos.

 Crianças e pais desenhando sobre a história


Foi um dia muito produtivo, tanto para os professores como para as famílias da comunidade escolar. Resolvi compartilhar esta experiência por entender foi uma atividade de muitos aprendizados. Aprendi um jeito diferente de contar histórias, com emoção e envolvimento. Isso ajudará as crianças a aprenderem a gostar de ler, de contar e escrever histórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário