Esta semana, na interdisciplina Seminário Integrador III refletimos sobre a diferença entre "ver" e "olhar". O "ver" conota passividade, aceitação do que está diante, sem questionar nem tentar entender o por quê do que está diante de nossos olhos. Já o "olhar" requer questionamentos, análises, opinião de quem observa. Deseja entender o que está acontecendo.
Na aula presencial nos foi apresentados dois vídeos para que, em pequenos grupos, registrássemos o nosso "ver" e o nosso "olhar".
Abaixo, os links do vídeo para que o leitor entenda melhor as considerações que seguem:
https://www.youtube.com/watch?v=jP3fYcCtPRQ
https://www.youtube.com/watch?v=gHxi-HSgNPc
Ambos os vídeos podem ser vistos apenas como cenas "bonitas" que nos levam a uma sensação de paz. Se passarmos a "olhar" os vídeos com mais atenção, são muitas as considerações que podem surgir. O significado intrínseco em cada um deles podem perpassar por aspectos como interação, diálogo, movimento no vídeo Pas de Deux. Já no vídeo American Beauty profundas reflexões ecológicas podem ser suscitadas, no sentido de termos uma sacola plástica, material extremamente danoso ao meio ambiente, estar voando livremente pelo ar.
Sem dúvida rende muitas discussões extremamente relevantes a várias áreas do conhecimento. No entanto quero, como tenho feito em muitos momentos do PEAD, puxar para o lado da escuta, ou mesmo da música mais especificamente. Então pensemos: qual o papel da música presente em cada um dos vídeos para que sua mensagem seja passada? O quanto a música escolhida contribui para o rumo da análise realizada sobre os vídeos?
Certamente muito. As sensações que sentimos ao assisti-los depende da música em primeira instância. Vale fazer a experiência de assisti-los com músicas distintas, como por exemplo uma música que nos lembre um filme de terror... Com certeza entenderíamos a mensagem de uma outra forma, sendo que nossa análise do "olhar" poderia ir para o lado talvez oposto ao que pensamos inicialmente...
Apenas algumas reflexões de uma professora de música.
Kenia,
ResponderExcluirBoa observação a respeito da evocação que o som promove. Somos sensações, somos convidados a perceber a partir dos aportes de sentido diversos. O olhar exige esses movimentos. Continua qualificando tuas postagens. ;-)
Tutora Jacque