file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Brincar%20%C3%A9%20coisa%20s%C3%A9ria.pdf
Vale a pena dar uma conferida...
Na Interdisciplina de Literatura nossa tarefa da semana foi a escolha de um livro infanto juvenil da biblioteca de nossa escola, descrevê-lo e expor as razões que nos levaram a escolhe-lo.
Escolhi "O dragão comilão" de Rosana Rios
RIOS,
Rosana. O dragão comilão. São Paulo:
Scipione, 2005.
No livro a
autora conta a história de um dragão que estava enjoado de comer grama e passou
a experimentar outras coisas, como pedras, borboletas, nuvens, raios de sol. Um
dia descobriu que podia comer palavras... e gostou. Passou a comer todas as
palavras que ouvia e as pessoas ficavam sem poder falar nada.
Um dia ouviu
um contador de histórias que começava sua narração a um grupo de crianças...Era uma vez... O dragão não teve dúvida,
comeu essas três palavras e se saboreou. A partir desse dia todos os contadores
de história ficaram sem saber como iniciar uma história, pois todos os era uma vez haviam sido comidos.
Felizmente um
dia o dragão, já enjoado de tanto comer palavras, caiu no chão adormecido de
barriga no chão. As palavras era uma vez
saíram de sua boca e espalharam-se pelo ar voltando aos contadores de história.
Assim, todos puderam ouvir lindas histórias novamente. E o dragão? Voltou a
comer grama que dava menos trabalho!
São vários os
motivos pelos quais escolhi esse livro. Primeiro, é um livro ricamente
ilustrado, pela autora do texto, Rosana Rios, o que desperta interesse por
parte das crianças. Tratando do texto, achei que seu conteúdo desperta nas
crianças a vontade de ouvir histórias. Pode-se fazer uma reflexão sobre como
seria um mundo onde histórias não pudessem ser contadas. Só esse fato já rende
uma boa discussão entre os pequeninos. Mas não podemos esquecer-nos de chamar
atenção do fato de ser colocado o era uma
vez como a única maneira de se iniciar uma história. É um viés a ser explorado também. Um trabalho
subjacente que pode ser feito é a partir dos sons da mastigação do dragão,
representados por crunch... nhec... nham...
Pode-se trabalhar sons a partir desta representação.
A escolha do livro se deu pela variedade de assuntos que podem ser abordados a
partir de uma leitura para a turma. Acredito que isso proporciona o hábito da
leitura e faz com que as crianças aprendam a pensar criticamente sobre que
estão lendo.
Mas vou mais além e quero discutir a possibilidade de, a partir da leitura de um livro como o que citei acima, brincarmos com o que lemos. Ao invés de propormos atividades dirigidas, por que não deixar que os alunos criem e brinquem. Que os livros sejam pontos de partida, de inspiração para a invenção de brincadeiras. Que façam parte desse mundo de sonhos construídos pelos nossos pequeninos e os ajudem a serem pessoas felizes na infância e na vida adulta.
Mas vou mais além e quero discutir a possibilidade de, a partir da leitura de um livro como o que citei acima, brincarmos com o que lemos. Ao invés de propormos atividades dirigidas, por que não deixar que os alunos criem e brinquem. Que os livros sejam pontos de partida, de inspiração para a invenção de brincadeiras. Que façam parte desse mundo de sonhos construídos pelos nossos pequeninos e os ajudem a serem pessoas felizes na infância e na vida adulta.
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