Na Interdisciplina Ludicidade e Educação temos vários fóruns abertos onde discutimos tópicos sobre a importância e a "seriedade" das brincadeiras. Em um desses fóruns, assistimos a um vídeo chamado "Jogo Simbólico" (https://www.youtube.com/watch?v=uQ795Dvji_Q). Ao assisti-lo percebi que a trilha sonora é uma música de Villa-Lobos chamada "Branquinha (A boneca de louça), o que depois foi confirmado pelos créditos no final do vídeo. Lembrei então que há muitas composições desse músico com títulos que nos remete a infância, criança, brincadeiras. Alguns exemplos:
A prole do bebê
Caixinha de música quebrada
Meu TCC do curso de Música foi justamente sobre a série das Cirandas e Cirandinhas de Villa-Lobos. São 16 Cirandas e 12 Cirandinhas, peças em que o autor usa temas de cantigas de rodas na suas composições. Eis seus títulos:
Cirandas: Teresinha de Jesus, Condessa, Senhora Dona Sancha, O cravo brigou com a rosa, Pobre cega, Passa, passa, gavião, Xô, xô, passarinho, Vamos atrás da serra, Fui no Tororó, O pintor de Canaí, Nesta rua, nesta rua, Olha o passarinho, À procura de uma agulha, A canoa virou, Que lindos olhos, Có, có, có.
Cirandinhas: Zangou-se o cravo com a rosa, Adeus, bela morena, Vamos maninha, Olha aquela menina, Senhora pastora, Cai, cai, balão, Todo mundo passa, Vamos ver a mulata, Carneirinho, carneirão, A canoa virou, Nesta rua tem um bosque, Lindos olhos que ela tem.
Essas músicas podem ser ouvidas no site <http://deezer.musica.uol.com.br/album/1042929/roberto-szidon/heitor-villa-lobos-cirandas-e-cirandinhas>. Gravação de Roberto Szidon.
Lembro que em algumas cenas do filme "Villa-Lobos uma vida de paixão" (https://www.youtube.com/watch?v=OIEu61qH2BQ) há cenas em que Villa-Lobos aparece rolando no chão, brincando com crianças. A parte todo o mito em torno desse compositor, muito do qual construído por ele mesmo, talvez possamos considerar o fato de Villa realmente dar considerável importância às brincadeiras de crianças. Não que se trate de peças fáceis de serem executadas. Não são para crianças, exigem considerável preparo técnico para executá-las. Uma criança que se inicia no aprendizado do piano não consegue ainda tocá-las. O componente infantil está mesmo nos temas e nos títulos.
Talvez Villa-Lobos tivesse, além da "alma brasileira", uma "alma infantil", e usasse em suas composições lembranças de sua infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário