Escola: E.M.E.F. Judith Macedo de Araújo
Professor (a): Kênia Simone Werner
Disciplina: Artes/Música
Série: EJA - séries iniciais
Turma: T11 e T21
|
Memória auditiva
Leitura
Ordenação da sequência das frases
|
| 2. OBJETIVO GERAL Relacionar a cultura oral (cantada) com a leitura e escrita. |
| 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar, relembrar e apreciar melodias da infância Desenvolver o canto de melodias simples Praticar a leitura de pequenos textos Ordenar a sequência das frases |
| 4. DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO A professora toca a melodia de “Cai, cai balão” na flauta. Pede aos alunos que identifique a canção, considerando ser uma música folclórica de conhecimento de todos. Após a identificação, todos são convidados a cantá-la. Depois a letra da música é escrita no quadro, sendo realizada uma leitura coletiva.
Realiza-se uma leitura
individual para aqueles alunos que sentirem-se a vontade para fazê-la.
Logo após, o texto da
canção é apagado do quadro e a professora distribui folhas com a letra da
canção com as frases desordenadas. Os alunos deverão recortá-las e colá-las em
uma folha na ordem correta.
Depois os alunos devem
desenhar na folha, contextualizando a canção. |
Flauta, letra da música
digitada, tesoura, cola e lápis de cor.
|
Será avaliado o
envolvimento dos alunos em cada etapa da aula. A variedade de atividades, ou
seja, o canto, a capacidade de ordenar as frases, o desenho, requerem
diferentes habilidades, proporcionando ao aluno melhor desempenho naquela que mais
a vontade se sentir.
|
Num primeiro momento, parece uma atividade um tanto infantil para ser aplicada com uma turma de EJA. No entanto, trata-se de uma turma formada por alunos com muitas dificuldades de aprendizagem e atividades como esta são acolhidas por eles com interesse e, principalmente, com carinho. Até porque provocou não só a memória auditiva, mas também a memória afetiva, fazendo-os recordarem de sua infância.
Houve uma boa participação no canto. Todos gostaram muito. Na atividade de ordenação das frases, alguns precisaram de ajuda, que foi prestada por mim e por alguns colegas que conseguiram realizar a tarefa sem maiores dificuldades.
Alguns trabalhos resultantes da atividade:
O Plano de trabalho é fundamental para que consigamos um bom resultado nas nossas aulas. Ele não garante o bom andamento, e também devem ser flexíveis, pois é preciso saber o momento de modificá-lo, mesmo que seja no decorrer da aula. Mas ele é um guia. Ao elaborá-lo, fazemos o exercício de pensar sobre nossos objetivos e como realizá-los. É uma sistematização de nossas intenções. As vezes conseguimos executá-lo, outras vezes nem tudo sai como o planejado. Mas sem ele, fica mais difícil.











Nenhum comentário:
Postar um comentário