sábado, 8 de abril de 2017

Projetos de Aprendizagem e aprendizagem amorosa

Esta semana realizei minha primeira experiência do semestre em relação aos PAs. Pedi a uma turma do 6º ano que escrevessem as perguntas que gostariam de fazer. Deixei-os totalmente livres, sem delimitar tema ou assunto, nem quantidade nem a forma de trabalhar, pois poderiam agrupar-se a outros colegas ou realiza-las individualmente.

Antes de colocar minhas sensações, é preciso que explique minha relação com a turma. Não sou professora efetiva deles, sou o que na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, dentro da proposta de Ciclos, chama de Volante. Originalmente, o professor volante deveria entrar em sala de aula em períodos compartilhados com outros professores ou retirar da sala pequenos grupos que necessitam de mais atenção. Na prática, hoje o volante acaba, muitas vezes, substituindo algum professor que faltou.

Sendo assim, dou aulas para eles eventualmente. Mas mesmo assim, resolvi arriscar e propor a eles que fizessem as perguntas, mesmo correndo o risco de não conseguir tocar o projeto adiante.

Ao ler suas perguntas, me dei conta de quanto elas refletem o momento da vida desses alunos. E isso me emocionou. Fato que me remeteu a leitura do texto Aprendizagem amorosa: transformações na convivência de aceitação do outro como legítimo outro de Real e Picetti (s/d). As autoras expões, nesse texto, o quanto o vínculo afetivo entre professores e alunos é necessário para que ocorra aprendizagem além do ensino.

Na maioria das vezes estamos tão preocupados em apresentar os conteúdos a nossos alunos que esquecemos de "conhecê-los". E as perguntas que fizeram me fez pensar o quanto existe além dp que acontece na escola. E como é bom perceber que há formas de trazer essas angustias, preocupações, curiosidades dos alunos e transforma-las em aprendizagem. Para eles e para mim.

Algumas perguntas:

Por que o mundo é tão grande?
Por que eu nasci?
Quantas pessoas há no mundo?
Por que os números são infinitos?
Por que existem animais?
Por que existem outros planetas além da Terra?
Será que existe vida em outros planetas?
Será que os carros vão ser voadores daqui a 100 anos?
Por que alguns colegas são chatos?
Por que a minha mãe se casou?
Por que os homens são machistas?
Por que os homens são preguiçosos?
Por que existem músicas de vários tipos?
Por que o leão é o rei da natureza?
Por que o Jared e o Jensen são lindos?
Por que as pessoas são racistas?
Nós gostaríamos de saber como é o oceano pacífico?
Minha curiosidade é saber como é andar de avião.
Minha curiosidade é saber porque os meninos não tem útero.
Minha curiosidade é saber porque existe dor.
Minha curiosidade  é saber porque ninguém é eterno.
Por que homem não pode ter filho?
Por que o colégio solta ceda nas quintas?
O que a professora Judith fazia no colégio?
Por que falta classe e cadeira no colégio?
O que são as estrelas?
Por que nesse mundo existem pessoas más?
Por que as pessoas brigam?
Por que existem pessoas ciumentas?
Por que existem crianças e adultos mimados?
Será que daqui a uns anos a escola vai ser mais ajeitada?
Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?
Quantos anos demora para fazer uma escola?
Por que as pessoas jogam lixo nos rios?
Nós gostaríamos de saber como é a Disney.
Nós gostaríamos de saber como era antes de ter a escola?


Referências

REAL, Luciane Magalhães Corte; PICETTI, Jaqueline. Aprendizagem amorosa: transformações na convivência de aceitação do outro como legítimo outro. Educação e Cidadania. Porto Alegre: UNIRITER, 2011. Disponível em: http://seer.uniritter.edu.br/index.php/educacaoecidadania/article/view/528/312. Acesso em 08 abr. 2017.

Um comentário:

  1. Olá Kenia, é o tutor Pablo. Estou ajudando na leitura dos blogs. Que interessante experiência de início de PA's com os estudantes. Tão legal e emocionante ver eles questionando livremente, certamente vai dar "muito pano pra manga". Abçs!

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