O trabalho realizado com as turmas de EJA que descrevi abaixo foi realizado como uma tarefa da Interdisciplina Questões étnico-raciais na educação: Sociologia e História. Porém a atividade dialogou com as outras Interdisciplinas. Vejamos:
Filosofia da Educação: Lemos os textos O ato de estudar de Leda Miranda Hühne (2000) e O trabalho da crítica do pensamento de Marilena Chaui (2000). As autoras discutem a maneira crítica de ler um texto, passando por várias etapas até chegar a ideologia imposta nele. Ao relacionar com o vídeo de Leandro Karnal, em que ele nos fala das novas formas que a informação circula na internet, eu refleti sobre a dificuldade que temos em fazer com que nossos alunos façam essa leitura crítica dos textos quando estão acostumados com a superficialidade da internet. Penso que o que fizemos, ao ler e refletir sobre as letras das músicas apresentadas, chegamos muito próximos a leitura crítica, pois para além do que a música explicitou, percebemos a forma como o Brasil estava sendo representado. Talvez essa seja uma forma de incentivar nossos alunos a uma leitura crítica, trazendo diferentes mídias para a sala de aula.
Educação de pessoas com necessidade educacionais especiais: Estamos elaborando uma espécie de dossie da nossa escola explicitando como os alunos com necessidades especiais estão sendo acolhidos. Vimos, na atividade descrita abaixo, que o preconceito com crianças com Síndrome de Down foi lembrado. Sinal de que está presente na escola.
Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II: Lemos o texto Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos de Fernando Becker. Nele o autor descreve e analisa a pedagogia diretiva, a pedagogia não diretiva e a pedagogia relacional. Na última, o professor oferece diversos materiais, problematiza, intiga a curiosidade. "Acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje serve de patamar para continuar a construir e que alguma porta se abrirá para o novo conhecimento." De certa forma, foi a maneira que conduzi a aula, dando espaço para os alunos refletirem, trazerem seus conhecimentos e abrirem portar para novos conhecimentos.
Desta forma, nos colocando no papel de alunas, foi possível fazer relações entre as Interdisciplinas, numa rede de conhecimentos interligados.
Kenia, parabéns pela aula ministrada, na qual fez conexão com às diferentes interdisciplinas.
ResponderExcluirAbraços