domingo, 10 de setembro de 2017

Interlocuções entre as Interdisciplinas

O trabalho realizado com as turmas de EJA que descrevi abaixo foi realizado como uma tarefa da Interdisciplina Questões étnico-raciais na educação: Sociologia e História.  Porém a atividade dialogou com as outras Interdisciplinas. Vejamos:

Filosofia da Educação: Lemos os textos O ato de estudar de Leda Miranda Hühne (2000) e O trabalho da crítica do pensamento de Marilena Chaui (2000). As autoras discutem a maneira crítica de ler um texto, passando por várias etapas até chegar a ideologia imposta nele. Ao relacionar com o vídeo de Leandro Karnal, em que ele nos fala das novas formas que a informação circula na internet, eu refleti sobre a dificuldade que temos em fazer com que nossos alunos façam essa leitura crítica dos textos quando estão acostumados com a superficialidade da internet. Penso que o que fizemos, ao ler e refletir sobre as letras das músicas apresentadas, chegamos muito próximos a leitura crítica, pois para além do que a música explicitou, percebemos a forma como o Brasil estava sendo representado. Talvez essa seja uma forma de incentivar nossos alunos a uma leitura crítica, trazendo diferentes mídias para a sala de aula.

Educação de pessoas com necessidade educacionais especiais: Estamos elaborando uma espécie de dossie da nossa escola explicitando como os alunos com necessidades especiais estão sendo acolhidos. Vimos, na atividade descrita abaixo, que o preconceito com crianças com Síndrome de Down foi lembrado. Sinal de que está presente na escola.

Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II: Lemos o texto Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos de Fernando Becker. Nele o autor descreve e analisa a pedagogia diretiva, a pedagogia não diretiva e a pedagogia relacional. Na última, o professor oferece diversos materiais, problematiza, intiga a curiosidade. "Acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje serve de patamar para continuar a construir e que alguma porta se abrirá para o novo conhecimento." De certa forma, foi a maneira que conduzi a aula, dando espaço para os alunos refletirem, trazerem seus conhecimentos e abrirem portar para novos conhecimentos.

Desta forma, nos colocando no papel de alunas, foi possível fazer relações entre as Interdisciplinas, numa rede de conhecimentos interligados.

Um comentário:

  1. Kenia, parabéns pela aula ministrada, na qual fez conexão com às diferentes interdisciplinas.
    Abraços

    ResponderExcluir