sábado, 16 de setembro de 2017

Ética

Esta semana tratamos de ética na Interdisciplina Filosofia da Educação. 

O texto Ética: a aprendizagem da arte de viver, de Nadia Hermann (2008) e o vídeo Filosofia e ética, de Márcia Tiburi despertaram muitos questionamentos e reflexões. Temos na ética a principal fonte de percepção e aceitação do outro, do diferente. Para sermos sujeitos éticos é necessário que a alteridade faça parte da nossa vida.
Diferente da moral, que é a instituição de costumes, sejam eles bons ou maus, a ética vai fazer com que nos perguntemos: o que estamos fazendo em relação ao outro? Como estamos vendo esse outro? Com respeito, dignidade, ou nos colocamos acima de tudo sem nos importar com esse outro?

A escola entra nesta relação como espaço por excelência na mediação da formação das crianças como sujeitos éticos. A filosofia, agora de volta à escola, é o carro chefe mas não única fonte de ensinamentos sobre ética. Acredito que qualquer relação humana deve ser baseada na ática, no respeito aos direitos dos outros. E é isso que devemos acreditar e mostrar aos nossos alunos. Talvez a escola seja o único espaço em que a ética possa ser discutida e entendida. Muitas vezes, nosso público (alunos) não possue uma orientação nas suas famílias ou relações de amizades. É a escola que precisa abarcar esta responsabilidade.

Resultado de imagem para ética

Um comentário:

  1. Kenia, os humanos são seres únicos, com valores e posturas diferentes, por isto, que através do respeito tudo se constrói. Respeitando e ouvindo o outro podemos ter uma sociedade mas igualitária, como você muito bem colocou, isto deve de partir da escola.
    Abraços

    ResponderExcluir