Há algumas semanas, no dia 21 de abril, postei algumas reflexões sobre algumas mudanças no PEAD. O termo que usei foi "encorpado", pois sinto neste semestre maior exigência de complexidade nas reflexões. E isso é um ganho extraordinário, como também coloquei na referida postagem.
Hoje vou ponderar alguns aspectos que estou achando negativos.
Sempre elogiei o PEAD por ter em cada semestre uma espécie de "fio condutor", que permeia por todas as interdisciplinas. E acho que esse foi um dos fatores que mais contribuíram para que pudéssemos chegar a esse grau de análises sobre os assuntos propostos.
Porém neste semestre estamos cursando apenas três interdisciplinas, sendo que as outras duas iniciarão somente quando terminarmos Psicologia da vida adulta. Da visão prática, é maravilhoso. Não acumulamos trabalhos, temos mais tempo para nos dedicar a cada uma delas.
Porém, por outro lado, penso estarmos ainda sem saber qual é esse fio condutor que nos fará relacionar todas as interdisciplinas. Penso que isso está sendo negativo.
Vem reforçar essa minha impressão, o fato de que a interdisciplina Seminário Integrador V alterou a tabela de acompanhamento das postagens do blog e separou por interdisciplina. Entendo que isso seja uma forma didática de controle, para saber se os alunos (e nós mesmas nos darmos conta) de que estamos contemplando todas as interdisciplinas em nossas postagens. Mas... isso não seria "engavetar" as interdisciplinas? Não estaríamos nos voltando a uma interdisciplina de cada vez? Confesso que me peguei fazendo isso. Tenho observado na tabela qual a interdisciplina que menos postei para contemplá-la. Por exemplo, na postagem da semana anterior, em que contei sobre nosso sábado letivo em que fizemos leituras de receitas com a EJA, usei fundamentações da Interdisciplina Psicologia da vida adulta, mas, relendo, nesse momento, percebo que poderia também ter "puxado" para a interdisciplina Projetos de Aprendizagem, pois também poderia dar origem a um projeto de aprendizagem. Como o propósito do blog é justamente fazer as interlocuções entre nossos aprendizados, me senti um pouco "amarrada".
Depois deste "desabafo", resta esperar a chegada das interdisciplinas Organização do Ensino Fundamental e Organização e Gestão da Educação e torcer para que o fio condutor esteja presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário