Sábado passado, dia 6 de maio, realizamos um sábado letivo na escola cujo tema era Uma escola leitora. Tradicionalmente a EJA não participa dos sábados letivos, pois sempre supões-se que, ou trabalham, ou não demonstram interesse por comparecerem em um sábado na escola.
Dentro da proposta da escola, grupos de professores deveriam criar uma sala temática para que os alunos realizassem leituras nesse sábado. Tivemos sala do terror, sala dos clássicos, sala dos gibis, dos super herois, da casa sonolenta, o chá da Alice no refeitório, e muitos outros.
O grupo de professores da EJA resolveu apostar em um sala específica para nossos alunos. Foi então que tive a ideia de realizarmos a leitura de "receitas". O grupo concordou e abraçamos a causa. Nas duas semanas anteriores trabalhei a produção de escrita de receitas com os alunos da séries finais, tendo finalizado em um livro. As professoras das séries iniciais também fizeram vários trabalhos sobre o assunto. As receitas não se restringiam a alimentos, mas incluímos a possibilidade de criarem receitas de temas como amizade, felicidade, amor, etc.
Para o sábado, nossa sala estava decorada como uma cozinha, com alguns comes e bebes.
Surpreendentemente, nossa sala foi um sucesso. Os alunos compareceram em número muito superior ao que esperávamos. Também mães de alunos vieram fazer parte do nosso grupo. Lemos diversas receitas, nos emocionamos, foi muito bom.
Nesse encontro tivemos oportunidade de nos aproximarmos mais de nossos alunos, conversar sobre suas vidas, saber seus desejos, suas ansiedade. E também colocamos as nossas... Foi um sábado feliz. Repleto de afetividade e de muita aprendizagem. Aceitação, trocas, participação, são conceitos que permearam esse momento.
Referências
REAL, Luciane Magalhães Corte; PICETTI, Jaqueline. Aprendizagem amorosa: transformações na convivência de aceitação do outro como legítimo outro. Educação e Cidadania. Porto Alegre: UNIRITER, 2011. Disponível em: http://seer.uniritter.edu.br/index.php/educacaoecidadania/article/view/528/312. Acesso em 06 mai. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário