domingo, 2 de abril de 2017

Primeiras reflexões sobre os projetos de aprendizagem

A escola do Luto

(...) A escola da pesquisa é uma escola do Luto.
Todo neófito que começa a pesquisar é obrigado a renunciar integralmente o saber. Ele é convencido de que a época de homens como Pico Della Mirandola terminou há três séculos e que agora é impossível constituir uma visão do homem e do mundo.
Demonstrando-lhe que o aumento informacional das informações e a heterogeneização do saber ultrapassam qualquer possibilidade de engramação e de tratamento pelo cérebro humano. Asseguram-lhe que ele não deve lamentar, mas ficar feliz por isso. Ele deverá, portanto, consagrar toda a sua inteligência a ampliar um saber específico. Integram-no a uma equipe de especialistas, e, nesta expressão, "especialista", e não "equipe", é o termo predominante.

                                   Trecho do livro "O método" de Edgar Morin (p.25).

O trecho acima serve como uma provocação ao compartilhamento de saberes com que estamos acostumados na vida escolar e acadêmica. As reflexões suscitadas pelas colocações de Morin vem ao encontro do que propõem os Projetos de Aprendizagem.  Vidiella (2008) nos fala sobre métodos globalizados ao tratar da forma de organizar os conteúdos. Os Projetos de Aprendizagens passam por esses métodos globalizados. São formas de trabalhar com nossos alunos que tentam superar esse compartimento de conteúdos ditos por Morin. Partindo do interesse do aluno, o professor media a aprendizagem, auxiliando o aluno para que perceba as diversas formas de encontrar as respostas para suas perguntas. Essa proposta de trabalho engloba diversas áreas do conhecimento, fazendo com que o aluno perceba que esses conhecimentos estão interligados. Cria-se no aluno o que Morin chama de "pensamento complexo".

Essas colocações são apenas as reflexões iniciais que tive a partir de nossa primeira aula da interdisciplina Projeto Pedagógico em ação. Tenho certeza que será um longa e próspera caminhada e muitas reflexões ainda virão.

Referências

MORIN, Edgar. Método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2016.
VIDIELLA, Antoni Zabala. La práctica educativa: cómo ensenar. México: Graó/Colofón, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário