Hoje optei por transcrever uma tarefa da interdisciplina Representação pela Matemática tal e qual postei. Não farei análises adjacentes e relações com outras interdisciplinas por achar que a atividade que propus teve um ótimo resultado e merece ser postada no blog.
Em uma tarefa da interdisciplina Representação do mundo pela Matemática, tínhamos que adaptar um dos objetos digitais de aprendizagem propostos no site da interdisciplina para o seu uso na sala de aula, escolhi o “muro”. Sugeri que pudesse ser construídos “tijolos” com caixas de fósforos.
Em uma tarefa da interdisciplina Representação do mundo pela Matemática, tínhamos que adaptar um dos objetos digitais de aprendizagem propostos no site da interdisciplina para o seu uso na sala de aula, escolhi o “muro”. Sugeri que pudesse ser construídos “tijolos” com caixas de fósforos.
Ao
ter que aplicar essa atividade com meus alunos, não tive tempo hábil para assim
fazer, pois seria necessário arrecadar as caixas de fósforo e ainda o tempo de
forrá-las ou pintá-las. Resolvi então fazer uma nova adaptação, confeccionando
os “tijolos” com EVA. Confeccionei a base do muro com quatro tijolos e o
restantes ficaram avulsos para que os alunos montassem o muro. Usei apenas
adição, pois a multiplicação aumentaria muito as possibilidades, não havendo,
mais uma vez, tempo hábil para essa construção. O jogo montado ficou assim:
As
bases de cor laranja foram dadas aos alunos e as peças brancas e amarelas
ficaram espalhadas pela mesa.
Eu
estava com um grupo de cinco alunos com idades de 10 a 11 anos. Primeiro
coloquei um exemplo no quadro para que pensassem como foi construído o muro.
Fiz perguntas como “Que relação tem um número com outro?” Um dos alunos logo
percebeu e explicou aos outros, que estavam com mais dificuldade de entender.
Depois
fiz a distribuição do material e propus que fizéssemos uma competição. Quem
terminasse primeiro, ganharia um ponto. Repetimos a atividade várias vezes,
pois os alunos gostaram muito.
A
atividade, mesmo sendo apenas com cálculos de adição, fáceis para essa faixa
etária, é de grande relevância, pois tratam-se de alunos que frequentam o
Laboratório de Aprendizagem, pois apresentam algumas dificuldades no seu
processo de aprendizagem. Em forma de competição, incentivou os alunos a
fazerem os cálculos mentais rapidamente.
Outro
ponto importante foi a forma de apresentar a atividade. Se fosse dado o muro
desenhado em uma folha, certamente não despertaria tanto interesse. O uso de
diferentes materiais torna a aprendizagem mais prazerosa.
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