Na semana
passada, na interdisciplina de psicologia, estudamos os mecanismos de defesa do
EGO. Resolvi anotar algumas atitudes dos meus alunos (e minhas também) e
identificar os mecanismos usados como defesa:
Dois alunos estavam se chutando no corredor da
escola. Quando chamei atenção e mandei-os parar, um deles me deu uma explicação
de que não estavam fazendo nada de mais, era “arreganho”, ou seja, o jeito
deles brincarem.
Racionalização: é o processo de achar motivos
lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. É o
processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente
consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, ideia ou sentimento
que causa angústia.
Vi um aluno atirar um papel amassado no chão. Pedi
que juntasse e colocasse no lixo. Ele respondeu: não fui eu, foi o Marcos!!!
Projeção:
o ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades,
sentimentos ou intenções que se originam em si próprio. É um mecanismo de
defesa através do qual os aspectos da personalidade de um indivíduo são
deslocados de dentro deste para o meio externo.
Essa
aconteceu comigo. Um dia dessa semana me incomodei muito com uma turma que não
parou de bagunçar na aula. Quando cheguei em casa, minha filha me perguntou
algo e fui extremamente estúpida com ela.
Deslocamento:
esse mecanismo não tem qualquer compromisso com a lógica. É o caso de
alguém que tendo tido uma experiência desagradável com um policial, e desloque
para a esposa.
Em
uma das turmas que dou aula, há uma menina que é ótima aluna, dedicada, ótimo
comportamento, uma aluna exemplar, exceto nos dias em que uma de suas colegas,
que aparece eventualmente nas aulas, está presente. A menina se transforma e
passa a agir como sua colega “turista” que é muito agitada e não cumpre a
maioria das regras da sala de aula.
A
identificação: é o processo
psíquico por meio do qual um indivíduo assimila um aspecto, um característica
de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o
modelo desse outro. A personalidade constitui-se e diferencia-se por uma série
de identificações.
Gostei muito de
ter feito esse exercício. Vejo que passei a compreender melhor as atitudes do
dia a dia.
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