sábado, 25 de julho de 2015

Um olhar sobre o primeiro semestre do PEAD

Na medida em que consigo ter um distanciamento e tento pensar no curso como um todo, percebo que as interdisciplinas se entrelaçam como uma teia em que muitas vezes eu já não sabia mais se estava pensando na elaboração das reflexões de uma interdisciplina ou de outra. As reflexões se completavam, adentravam o território uma das outras. O pensamento complexo, exposto por Moran, busca exatamente isso, que consigamos ver as relações existentes entre as diferentes áreas de conhecimento, mostrando que nada é isolado, que não acontecem coisas por si só, nem por causa e consequências diretas, mas sim por uma complexa rede de acontecimentos, fatos, reflexões e ações de diversos indivíduos. Ou podemos ainda citar os rizomas de Deleuze, com suas energias, seus territórios, seus pontos de fuga, suas desterritorializações... E penso que a grande lição que fica desse semestre para nós acadêmicas, seja justamente isso, a riqueza de perceber que fazemos parte de uma grande contexto e precisamos aprender a relacionar e refletir sobre todos os pontos envolvidos, vendo suas ligações, para, talvez, interferir e contribuir para mudanças e melhoramentos na educação, na vida, na perspectiva de nossos alunos e, por que não, das nossas também.

Um comentário:

  1. Olá Kenia,
    Estou passando pelos blogs para conhecer um pouquinho mais sobre a caminhada de cada uma. Muto bom ver professores autores, narrando seus pensamentos, estudos e reflexões. Espero que conte comigo neste percurso.
    []'s
    JacqueAguiar

    ResponderExcluir