Na medida em que consigo ter um distanciamento e tento pensar
no curso como um todo, percebo que as interdisciplinas se entrelaçam como uma
teia em que muitas vezes eu já não sabia mais se estava pensando na elaboração
das reflexões de uma interdisciplina ou de outra. As reflexões se completavam,
adentravam o território uma das outras. O pensamento complexo, exposto por
Moran, busca exatamente isso, que consigamos ver as relações existentes entre
as diferentes áreas de conhecimento, mostrando que nada é isolado, que não
acontecem coisas por si só, nem por causa e consequências diretas, mas sim por
uma complexa rede de acontecimentos, fatos, reflexões e ações de diversos
indivíduos. Ou podemos ainda citar os rizomas de Deleuze, com suas energias,
seus territórios, seus pontos de fuga, suas desterritorializações... E penso
que a grande lição que fica desse semestre para nós acadêmicas, seja justamente
isso, a riqueza de perceber que fazemos parte de uma grande contexto e
precisamos aprender a relacionar e refletir sobre todos os pontos envolvidos,
vendo suas ligações, para, talvez, interferir e contribuir para mudanças e
melhoramentos na educação, na vida, na perspectiva de nossos alunos e, por que
não, das nossas também.
Olá Kenia,
ResponderExcluirEstou passando pelos blogs para conhecer um pouquinho mais sobre a caminhada de cada uma. Muto bom ver professores autores, narrando seus pensamentos, estudos e reflexões. Espero que conte comigo neste percurso.
[]'s
JacqueAguiar