sábado, 23 de setembro de 2017

Um dia de índio... no melhor dos sentidos...

Para a Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História, assistimos a um vídeo de Daniel Munduruku, escritor indígena, falando sobre educação. Trata-se de um vídeo muito bonito, em que o escritor nos fala sobre a importância do brincar e como as crianças indígenas vivem o momento da infância plenamente. De uma forma integrada com a natureza, as crianças indígenas viem sua infãncia longe de qualquer preocupação adulta, sendo apenas criança. Segundo Daniel Munduruku, isso faz com que, quando chegam a fase adulta, possam também viver essa fase plenamente, sem arrependimentos e sem querer voltar a ser criança.

Tive a oportunidade, em 2014, de visitar , junto com alunos da minha escola, uma aldeia Guarani, localizada em Viamão. Foi na semana do dia do índio, em que a aldeia abriu para visitação das escolas, justamente para que conhecêssemos melhor a sua cultura. Foram momentos mágicos. Um dia sendo criança indígena. Brincamos, comemos, participamos do ritual de boas vindas... uma experiência única que gerou ricas aprendizagens para todos nós.
Algumas fotos desses momentos:

Momento de acolhida. Pudemos fazer perguntas ao cacique que nos esclareceu muitas dúvidas e curiosidades.

 Alunos indo até o terreno que iríamos fazer brincadeiras.
 Eu e as alunas Suelen e Jenifer.
 Hora da pintura.
 Crianças indígenas e nossos alunos. Jogos indígenas.
Mais jogos.


Essa visita gerou desdobramentos na sala de aula. Muitas reflexões acerca da cultura indígena foram feitas. Seus valores, as diferenças entre as culturas, foram alguns dos assuntos discutidos. É uma atividade que toda escola deveria fazer, pois foram momentos de integração e conhecimentos.

Quero também sugerir um livro da cultura Maxacali, índios de Minas Gerais. O livro traz lendas, músicas e desenhos produzidos pelos índios da aldeia e foi organizado por Rosângela Tugny, professora da UFMG. (a Editora é UFMG)Um bom material para se trabalhar em aula.

Resultado de imagem para cancões indigenas rosangela tugny

Um comentário:

  1. Kenia, parabéns pela visita a comunidade indígena, e oportunizar os seus alunos esta maravilhosa experiência, que é a de conhecer outra cultura e participar ativamente de jogos e brincadeiras.
    Abraços

    ResponderExcluir