Esta semana, na Interdisciplina Questões étnico-raciais na educação: Sociologia e História, tínhamos como tarefa escolher e analisar um vídeo postado por nossas colegas no "Fórum Permanente", um espaço onde postamos materiais que consideramos pertinente e queremos compartilhar com nossas e nosso colega.
Meu grupo escolheu analisar um vídeo cujo assunto é gênero. O vídeo analisado trata-se de um desenho animado próprio para abordar o assunto com crianças bem pequenas, da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Mas não é exatamente desse vídeo que quero tratar, até porque sobre ele já falamos no seu espaço devido. Mas o fato é que, ao realizar a tarefa e tratar sobre esse assunto, fiquei com vontade de falar mais sobre ele.
E foi pesquisando mais que encontrei um vídeo que achei sensacional para abordar o assunto com alunos maiores. Trata-se de uma transexual falando sobre a questão de gênero. Mas o interessante é que ela não bate na questão trans, lésbica, gay... ela simplesmente fala de diferenças que nos foram impostas desde a infância... cores, brinquedos, hábitos, roupas... de meninas ou de meninos. Lembro que há alguns anos até encontrei ovos de Páscoa para meninos e para meninas!!!!!
Parei para pensar e vi o quanto esses atos aparentemente inocentes, inculcam toda uma concepção de valores nas crianças. Que, obviamente, irão refletir na nossa personalidade, na nossa maneira de lidar com as diferenças e com as igualdades. Precisamos falar sobre isso nas escolas. Precisamos parar de dar cadernos com florzinhas para as meninas e com carrinhos para os meninos. Ou dar lembrancinhas de fitinha azul para os meninos e de fitinha rosa para as meninas... É hora de nos despirmos de preconceitos e trazer esse tema tão importante para a sala de aula.
Eis o link do vídeo. Vale a pena assistir!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=ZIJ2Ifu6SlM
Nenhum comentário:
Postar um comentário