Hoje vou fujir um pouco do assunto do semestre... Nas minhas pesquisas em jornais antigos achei um comunicado do Conservatório de Música, importante Escola de Música que tínhamos em Porto Alegre nos anos 1930. Nesse anúncio foi exposto as notas dos exames dos alunos. Chama atenção que o texto finaliza assim: "Eugenio Kroll e Nelly Laporta, simplesmente grau 6".
O fato das notas serem expostas, até podemos fazer um paralelo com a publicação dos concursos públicos, em que podemos verificar, nos sites das entidades públicas, as notas de cada candidato. Ok. Mas a palavras "simplesmente" colocada para qualificar pejoradamente os dois alunos com as notas mais baixas muito me espantou.
Refletindo: talvez eu não tenha fugido tanto do nosso tema do semestre, que pode ser traduzido por "preconceito". Ridicularizar os alunos em um jornal de grande circulação é desrespeitar o momento de cada um, talvez as suas limitações... Foi num Correio do Povo de 1933! Provavelmente ninguém se manifestou em defesa desses dois alunos. Temos como grande conquista o fato de que se hoje algo assim acontecesse, muitas seriam as manifestações.
Correio do Povo, 21 de novembro de 1933, p. 7