domingo, 16 de julho de 2017

Encerramento do V semestre

Esta será minha última postagem do semestre. Em vias de concluir a síntese reflexiva, hoje me considero satisfeita com as aprendizagens do semestre. Um período denso, com reflexões profundas, forte relação entre nossa prática e as aprendizagens no PEAD.
Agora é descansar para iniciarmos o VI semestre com energia e vontade.

Resultado de imagem para feliz recesso escolar

sábado, 8 de julho de 2017

Workshop V


Estamos chegando à reta final do semestre. Em vias, a construção da síntese reflexiva, documento que elaboramos ao término de cada semestre e que sintetiza nossos aprendizados. As palavras acima foram dadas para ser o mote do trabalho. Todas elas devem aparecer no decorrer de nossas reflexões. Serão uma espécie de guia, que nos conduzirá pelos caminhos que percorremos ao longo do semestre. No entanto, essa nova passagem por esses caminhos será com outro olhar. Um olhar mais maduro, mais reflexivo. Cada conceito deve ser pensado em relação aos outros, devem estar interligados no sentido de complementação, fazendo-nos perceber a sua complexidade e notoriedade.

Sendo assim, vamos à escrita da síntese! Muitas leituras, reflexões, releituras para só depois iniciar a escrita.

sábado, 1 de julho de 2017

Educação Infantil

A Educação Infantil foi tema da tarefa das interdisciplinas Organização do Ensino Fundamental e Organização e Gestão da Educação. Não posso deixar passar essa semana sem fazer algumas reflexões sobre o assunto. Principalmente porque minha dupla para análise dos blogs na interdisciplina Seminário Integrador V, é professora da Educação Infantil. Por isso, tive oportunidade de ler as várias postagens que ela fez sobre esse assunto. Se as leituras e vídeos me trouxeram conhecimento sobre as diretrizes das políticas públicas para este segmento, o blog da colega me trouxe conhecimento da prática diária das escolas infantis. Não trata-se aqui da análise do tipo da postagem da colega, mas da análise do conteúdo dessas postagens. Pude, a partir das leituras, conhecer as atividades, as brincadeiras, os objetivos dessas atividades, a reação das crianças, os resultados. Foi muito enriquecedor.

Atendo para a importância da formação dos professores. Noto que a teoria está proporcionando à colega uma constante revisão de suas práticas, melhorando a qualidade. Esse reconhecimento é feito pela própria colega ao decorrer de suas reflexões e eu também noto o mesmo ao ler  suas postagens.

Como sugestão fica o seguinte vídeo:
Canal Futura. Excelente entrevista com Maria Thereza Marcílio, professora e consultora da ONG Avante; Célia Santos, representante do FEIPE; e Eliana Bhering, professora da Faculdade de Educação da UFRJ, sobre a importância da Educação Infantil, as Políticas Públicas, Fórum pela Educação Infantil em Pernambuco, formação de professores.


https://www.youtube.com/watch?v=kNwBFvrmhEY