quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
Hora de pensar no Workshop - novas reflexões
No dia 18 de junho de 2016 publiquei, como faço em todo final de semestre, uma postagem que reflete o fechamento do semestre. Link para postagem:
https://keniaswerner.blogspot.com/2016/06/hora-de-pensar-no-workshop.html
E agora não poderia ser diferente. O final de mais um semestre se aproxima e está na hora de fechá-lo com uma boa postagem de reflexão sobre nossas atividades. Foi um semestre especial, o tão temido estágio foi realizado. Medo, angustia, trabalho, satisfação, encantamento, aprendizagens, são palavras que definem essa etapa do curso.
Sempre comento o sentimento de unidade de existe entre as Interdisciplinas do curso. O quanto elas se interligam, se sobrepõe, se cruzam e nos fazem relacionar os novos conhecimentos adquiridos na nossa caminhada. Este semestre não foram só as Interdisciplinas que se cruzaram, mas foi o próprio estágio que possibilitou colocarmos em prática todas as aprendizagens, as reflexões num só lugar: a sala de aula.
Senti falta de tempo e de espaço para poder contar e refletir aqui no blog os acontecimentos do estágio, pois acho que refletir sobre as postagens anteriores, embora nos enriqueça cognitivamente, roubou o tempo de escrevermos sobre nossa prática. As duas coisas não dava para fazer...
Tentei ao máximo relacionar as postagens com o estágio, mas nem sempre foi possível...
É chegada a hora de finalizarmos os relatórios de estágio e realizarmos a síntese reflexiva para o workshop!!! O tempo é curto (isso reclamo sempre). Acho que as orientações vêm em cima da hora e, pessoalmente, eu precisaria de mais tempo para pensar e escrever. Mas essa "pressão" também é um aprendizado... e confesso, esse foi um dos maiores que tive no curso: ler, refletir e escrever sem "saborear" o processo. Perde-se de um lado mas, em tempos de correria, em que tudo muda tão rapidamente, esse é um aprendizado necessário.
E é isso... bom workshop a todos e todas!!!!!!!!!!!!!!!!
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Novas reflexões sobre a Educação Musical no Brasil
No dia 1 de novembro de 2015 publiquei o link de um artigo de Nilza Carla Teixeira que trata da Educação Musical no Brasil - "Marcos históricos da Educação Musical no Brasil"
Link da postagem:
https://keniaswerner.blogspot.com/2015/11/achei-um-artigo-muito-interessante.html
No dia 15 de novembro de 2015 publiquei um manifesto dos educadores musicais. Em poucas palavras coloco a importância da Educação Musical na escola e a dificuldade que se tem para pô-la em prática em um ambiente ainda conservador, como é a escola.
Link da postagem:
https://keniaswerner.blogspot.com/2015/11/manifesto-dos-educadores-musicais.html
O artigo de Teixeira nos conta o quanto a Educação Musical já fez parte dos currículos escolares no Brasil e o quanto ela já se afastou deles. E o manifesto criado por mim mostra que atualmente, apesar da percepção da sua importância, a Educação Musical ainda é marginalizada nas escolas.
Mas aos poucos essa situação está mudando. Aumentam as atividades musicais nas escolas e novos espaços para a aula de Música vão sendo criados. A comunidade escolar passa a valorizar os aprendizados musicais e novos adeptos e oportunidades vão se abrindo.
Hoje, na Rede Municipal de Porto Alegre temos diversos projetos ligados à Música que oferecem atividades no contra turno para os alunos da escola regular. Afora isso, a Música está presente no currículo escolar, sendo oferecida como disciplina obrigatória.
Muito me orgulho dessa caminhada, pois quando me formei ainda era um sonho ver a Música fazendo parte do dia a dia dos alunos das escolas públicas. Essas conquistas são resultado de esforços de muitas pessoas envolvidas com o processo de inserção da música no currículo da educação básica.
Assinar:
Postagens (Atom)