sexta-feira, 25 de março de 2016

Argumentação


Para Weston (2009), argumentar é "[...] apresentar um conjunto de razões ou provas que fundamentam uma conclusão." Para o autor, podem existir argumentos frágeis e alguns outros mais consistentes. Nesse sentido construir argumentos é um meio de investigação, de explicar e defender uma ideia. Por isso perguntamos: sobre que conteúdo(s) você quer postar? como pretende argumentá-lo?

A construção da ideia, do conteúdo a ser argumentado é antes de tudo perguntar:  O que você quer provar? Qual é a sua conclusão? Lembre-se que a conclusão é a asserção para a qual você está apresentando razoes. As asserções que lhe fornecem razões são chamadas premissas. (WESTON, 2009,p.1).

Com os dois parágrafos acima, começou a proposta para nosso segundo encontro da interdisciplina Seminário Integrador III. Começamos com "o pé direito", pois de cara percebemos o quanto é importante qualificarmos nossas escritas.
Depois de refletirmos sobre "argumentação", nossa tarefa foi a análise de postagens de blogs de colegas. Foi um exercício ótimo! Por um lado, ler as postagens das colegas e pensar o que está bom e o que pode melhorar, nos coloca em seu lugar. Nos vemos ao ler nossas colegas. Nossa crítica às postagens das colegas quase é uma autocrítica. Por outro lado, receber a crítica das colegas nos faz pensar o que sozinhas nos passa despercebido.
Muitos ensinamentos nos foi dado na realização dessa tarefa. Além de refletirmos o conteúdo das postagens em si, percebemos o valor do trabalho conjunto. O quanto enriquece nossas reflexões. A prática de ler e opinar as postagens de nossas colegas deveria ser um hábito, independente da obrigatoriedade das tarefas semanais...
Enfim, o blog é nosso portifólio, nosso histórico, nosso registro do percurso no PEAD. Quanto mais qualificarmos nossas postagens, mais interessante será para nós e para nossos leitores. 
Reitero o que tenho repetido em muitos trabalhos feitos ao longo do curso, a relação das postagens com nossa prática é fundamental. Se fizermos isso com boas argumentações teremos um histórico documentado, permitindo-nos um olhar da nossa caminhada. Certamente nos espantaremos ao ver o quanto estamos crescendo como profissionais e como seres humanos.


sábado, 19 de março de 2016

Novas perspectivas...

Este ano iniciou diferente para mim. Sou professora de música e sempre trabalhei com Educação Musical. Mas em 2016, pela primeira vez, assumi o Laboratório de Aprendizagem da minha escola.
O L.A. faz parte do projeto de Ciclos que vigora no sistema de ensino nas escolas municipais de Porto Alegre.

É um serviço de apoio aos professores, com uma proposta de educação diferenciada, que precisa estar atento aos aspectos de inclusão e de exclusão dos alunos, necessariamente promovendo o acompanhamento dos mesmos, com o claro e determinado objetivo de impulsionar os processos de ensino-aprendizagem na turma onde se encontram (Regras básicas do L.A - RME/POA).

Na prática, os alunos frequentam o L.A. no turno inverso, em grupos de quatro a oito alunos. Nestes encontros, são desenvolvidas atividades em que os alunos desenvolvam aprendizagens que, por algum motivo, não tenham sido desenvolvidas no grande grupo, nas aulas regulares.

É uma experiência nova e estou muito feliz por poder aproximar ainda mais a minha prática com o PEAD.
                                                      

terça-feira, 15 de março de 2016

Reinicio...

Iniciamos ontem nossos trabalhos. Que venha o terceiro semestre do nosso curso, e que seja cheio de aprendizagens e bons momentos!!!

   Bem vindos ao primeiro semestre de 2016!!!